sábado, janeiro 01, 2011

Feliz 2011!!!

Que 2011 seja um ano de muitas realizações, com muita saúde e paz.
E para que todos façam um mundo melhor, presenteei várias pessoas (tias, primas, amigas, avó, mãe, cunhada, irmã - acho que me esqueci de ninguém...) com 'aquela' sacolinha ecológica - eco bag - para que possam dizer não a, pelo menos, algumas sacolinhas plásticas neste ano... rs
A primeira que fiz, e que foi para minha sogra, segui exatamente o vídeo do Artesanto Brasil que havia postado aqui e ficou assim:


Como achei que o 'morango' tinha ficado meio muchinho, resolvi redimensioná-lo. A receita original pedia um quadrado de 26 cm de lado, cortado na diagonal. Então diminui para 20 cm de lado e 'adaptei' outras medidas para não desperdiçar tanto tecido. Assim as medidas que usei para a nova sacola foram:
- corpo da sacola - 45 cm X 74 cm;
- alças - 9 cm X 45 cm;
- revel da boca da sacola - 6 cm X 45 cm;
- morango - 20 cm X 20 cm (cortado ao meio, na diagonal);
- revel do morango - 5 cm X 20 cm
Deixei a dobra do tecido para baixo para que nunca acontecesse de abrir o fundo da sacola caso o peso carregado fosse grande. Como os tecidos nacionais, em geral, têm 150 cm de largura, cortei 45 cm de ponta a ponta, acertei o esquadro do tecido e fui tirando as alças e o revel da boca da sacola, por isso a sacola ficou um pouquinho maior que a original, pois assim tiraria tudo com a mesma medida de 45 cm. Por último, sobrava o tecido para o corpo da sacola, de onde tirava apenas um retângulo de aproximadamente 45 cm X 35 cm para usar em outros projetos.
A segunda sacola levei para minha avó no almoço de hoje! E ela ficou assim com as novas medidas:


O moranguinho ficou menor e mais cheinho, como eu queria. Além da estampa de café, usei outras duas, fazendo duas de cada. E dai para frente, foi uma boa safra de morangos... rs


Todos adoraram, mas eu espero que usem muito esta sacolinha, de verdade!
Todos desejam um mundo melhor, um ano melhor, mas tudo isso depende diretamente de cada um de nós, de como tratamos o mundo, do retiramos dele e do lhe devolvemos. Estas sacolinhas são de tricoline, tecido 100% algodão, podem e devem ser lavadas, secas à sombra, passadas e reutilizadas muitas e muitas vezes. Depois disso, se descartadas, têm uma degradação razoável no meio ambiente. E pensando nisso, me arrependi de ter usado elástico e aquela 'bolinha' que prende o elástico (ainda não sei nome daquela peça...), por isso, nas próximas que fizer, pretendo fazer a 'tirinha' para fechar o morango de tricoline também e eliminar a 'bolinha' que prende a tirinha usando duas tirinhas com um nó para cada lado do morango, assim para fechar o morango guardando a sacola, é só puxar os nós com as duas mãos. Espero estar contribuindo um pouquinho mais com o mundo assim.

Nenhum comentário: