quarta-feira, janeiro 28, 2009

PIEDADE - SP

O artesanato sempre nos remete às cidadezinhas do interior, onde as mulheres não trabalham fora de casa e são 'prendadas'. Apesar que conheço muita gente que mora em cidades pequenas no interior de São Paulo, mas todas trabalham fora de casa, sim. E não deixaram os trabalhos manuais de lado!
Uma semana antes do Natal fui visitar meus tios em Piedade. Cidadezinha perto de Sorocaba, com 730 km2 de área e 51 mil habitantes. Tem clima de montanha e está a um passo de se tornar um estância turística. Depois de se aposentar meu tio voltou para a cidade onde cresceu, montou um pesqueiro e vive rodeado pela natureza - que delícia!!!
Quando meu tio adquiriu o sítio havaia 2 casas lá - uma do dono do sítio e outra para o caseiro. Logo meu primo, o filho caçula, se 'arranjou' e foi morar na casa do caseiro. Passada por uma reforminha e os toques da minha tia, a casinha ficou muito bonita e aconchegante. Desta última vez que estivemos lá, como meu primo já não mora mais naquela casinha, minha tia a reservou para receber e hospedar os visitantes. Como foi ela que decorou toda a casa e adora artesanato - assim como eu - é tudo de encher os olhos. Tirei umas fotos e vou postá-las aqui. Gostei muito do conjuntinho de cortina e capa para botijão de gás na cozinha. Fotografei para, um dia, tirar a receita. Na verdade, minha tia não o fez, mas encomendou com uma senhora da cidade - apesar de gostar da arte ela já não faz, prefere comprar pronto! Tem croche, tapeçaria, patchwork, tricô pela casa toda!!! Nas duas e na capelinha também, claro!!! E qual não foi a minha surpresa quando, conversando com meu tio, disse que havia parado na 'cidade' para fazer umas comprinhas e logo vi uma loja de artesanato e acabei emendando uma longa conversa com a dona, mostrei meus trabalhos em ponto cruz que tinha levado (já que não pesco), e meu tio me perguntou se era em frente ao Banco do Brasil e disse que ela é amiga da minha tia e quem faz tudo para ela!!! Devia ter tirado uma foto com ela para guardar... rs... Vou ter que passar lá novamente para visitar minha nova amiga de Piedade!
Postar um comentário